Esclarecendo a elevação da Ferritina
A elevação do valor da ferritina tem provocado busca por consulta médica diante das dúvidas que ocasiona. Serei objetivo e suscito. A ferritina é uma proteína produzida principalmente pelo fígado com funções de carrear o ferro e mensurar um processo inflamatório. Solicita-se para avaliar as reservas do mineral em pacientes com anemia, crianças e gestantes. A ferritina eleva-se diante de processo inflamatório agudo ou crônico, por exemplo quando estamos diante de um estado gripal, pneumonia, Câncer, gastroenterite.
Nesses casos a ferritina pode aumentar exageradamente sem haver nenhuma correlação com o aumento corporal de ferro. Condições nas quais podemos também nos deparar com elevação da ferritina são, o alcoolismo, doenças do fígado tais como cirrose, as hepatites e esteatose. Não esqueçamos de que a obesidade, os disturbo metabólicos, dislipidemias podem elevar a ferritina.
Finalizo salientando que 10% dos casos de elevação da ferritina são associados à sobrecarga de ferro e 90% se deve aos casos que acabei de relatar. A busca de uma consulta se faz mister para elucidar qual a razão dessa elevação e não, de imediato deixar de se alimentar de carne, feijão…realizar sangria.
Dr Hipolito Monte
2 comentários:
Não são permitidos comentários para essa postagem.
Ivanilsa
Excelente explicação. Sucinta e pontual
Manoel Marques da Cunha Neto
Amigo Dr. Hipólito, parabéns por mais essa iniciativa sua, inteligente e oportuna. Esclarecimentos dessa natureza permitem uma postura mais tranquila ou segura por parte do paciente, diante de um laudo. Obrigado.