Esclarecendo H1N1
Chegada de estações mais frias alertam para maior incidência de doenças respiratórias.
A gripe é uma infecção respiratória aguda que afeta anualmente milhões de pessoas em todo o mundo. As infeções causadas pelo vírus influenza são sazonais, com o aumento de incidência durante o inverno, o qual corresponde aos meses de maio a setembro no Brasil. As infeções por influenza estão associadas a altas taxas de hospitalização e mortalidade, em sua maioria grupos vulneráveis às complicações da infecção, como crianças, idosos, e pessoas que apresentem uma doença crônica subjacente.
O Vírus H3N2, variante da gripe Influenza A, foi responsável por uma epidemia nos Estados Unidos , atingindo mais de 45 pessoas e já tem casos confirmados no Brasil. Os sintomas desta variável são parecidos com o de muitas outras infecções e incluem coriza, febre e dor no corpo, por isso, o diagnóstico precoce é fundamental para conter a piora clínica e o aumento nos casos de infecção.
O Laboratório Hipólito Monte oferece a seus clientes o Painel de Vírus Respiratórios, que permite a detecção simultânea, com alta sensibilidade e especificidade dos vírus mais comumente envolvidos em doenças respiratórias. Esse painel utiliza técnicas de biologia molecular como o RT-PCR multiplex, sendo capaz de detectar tanto os vírus tradicionais como os emergentes. O exame pode detectar quatro diferentes tipos de vírus: Influenza A, Influenza B, Vírus Sincicial Respiratório A e B. Além disso, também está disponível em nosso menu de exames o Exame para H1N1- detecção por RT-PCR. Esta metodologia verifica a existência de vírus H1N1 no organismo do paciente, detectando o material genético.
Leonardo F Pinheiro, MD.
Não são permitidos comentários para essa postagem.
Sem comentários:
Nenhum comentário foi feito ainda, seja o primeiro!